terça-feira, 24 de maio de 2011

Constituindo - Elisa Lucinda

Na série CONSTITUINDO, personalidades conhecidas do grande público como atores, cantores, atletas, artistas plásticos, escritores e cientistas lêem um trecho da Constituição brasileira e comentam o conteúdo a partir de um ponto de vista muito particular. Nesta perspectiva, o programa resgata partes da Constituição de 1988 por meio de uma reflexão dos avanços conquistados nas mais diversas áreas. A série é composta por vídeos curtos - com cerca de três minutos de duração - com edição e videografismo arrojados. O programa marca, juntamente com outras produções da TV Câmara, as comemorações dos 20 anos da Constituição Cidadã.


Fonte: http://www.youtube.com/user/camaradeputados

domingo, 22 de maio de 2011

A Giz

Desse poema de Sylvia Araujo  publicado no blog Abundante-mente no dia 02/04/2010 nasceu a canção de mesmo nome no dia 04/09/2011.

Sou grata a essa poeta maravilhosa pela inspiração que me deu.
Beijos azuis melódicos SylAmore!

Aqui disponibilizo o poema e a canção.

"A giz

Menina do sapato branco,
do vestido largo,
do olhar feliz.

Pequena do sorriso aberto,
do futuro incerto,
das mãos de cetim.

Menina dos cabelos fartos,
com os pés descalços,
rosa do jardim.

Pequena, teu andar sem freio
faz o meu enredo
ser escrito a giz.

(Pro vento soprar,
pro amor refazer,
pro tempo parar
e brilhar pra você.) "

Sylvia Araujo.


domingo, 15 de maio de 2011

Ensino não é fast-food. Diga não à graduação à distância em Serviço Social.

Sobre a Campanha

Já imaginou trocar suas refeições por um lanche rápido durante quatro anos? É exatamente isso que ocorre com quem escolhe o ensino de graduação à distância em Serviço Social.
A campanha Educação não é fast-food pretende mostrar essa realidade, comparando as aparentes facilidades do ensino à distância com um lanche rápido, mas pouco nutritivo. A agilidade desses cursos só pode ser garantida porque a graduação é realizada em condições precárias, como mostram os lanches usados na campanha. Com isso, professores e tutores não têm como assegurar as diretrizes curriculares do ensino, nem uma formação de qualidade.
Desde 2000, as entidades representativas dos assistentes sociais têm se reunido para debater as mudanças no ensino superior que levam à precarização da formação. É nesse sentido que o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) vêm a público defender a democratização do ensino, com garantia de qualidade na formação de profissionais capacitados para intervir na realidade brasileira, defendendo direitos e executando políticas para combater as desigualdades.
Desde o ano 2000, essas entidades vêm mantendo uma posição crítica à mercantilização do ensino, que faz com que a educação não seja assegurada como um direito, mas como um produto comercializado no mercado.
Por isso, as posições assumidas não são individuais, mas resultado de um processo coletivo, fóruns de debate, documentos e manifestações, além de teses e publicações que expressam significativo acúmulo sobre o assunto. Assim, não são posicionamentos e atitudes políticas e institucionais fundadas no desconhecimento, na discriminação e no preconceito, e menos ainda são dirigidas aos estudantes e trabalhadores do Ensino à Distância. Na verdade, a campanha marca nossa discordância com a política brasileira de ensino superior e com a expansão que não garante o acesso democrático ao ensino, tampouco assegura sua qualidade.
O Conjunto CFESS-CRESS, a ABEPSS e a ENESSO acreditam que os dados apresentados pelos Conselhos Regionais (CRESS) na pesquisa que dá origem a esta campanha trazem elementos suficientes para sustentar a incompatibilidade do ensino à distância com a formação em Serviço Social. Situação que não permite outra atitude senão o posicionamento contrário a essa modalidade de graduação.





quinta-feira, 5 de maio de 2011

Presente de amigo - Antonio Canella




Baile Muderno - Chico Correia & Electronic Band

Ô Nana, vem mais eu
Dançar num baile muderno
Ô Nana, vem mais eu
A noite tá me chamando
Ô Nana, vem mais eu
Teu amor se foi no mundo
Ô Nana, vem mais eu
Não fique em casa chorando

Eu vou ligar na tomada
34 auto-falantes
Ah de se ouvir distante
A radiola encantada

Hoje ao entrar madrugada
Pode anotar no caderno
No giro do eixo interno

É minha(?) a voz de conquista
Se abro, chegue pra pista
Que isso é um baile muderno

Ô Nana, vem mais eu
dançar num baile muderno
Ô Nana, vem mais eu
a noite tá me chamando
Ô Nana, vem mais eu
teu amor se foi no mundo
Ô Nana, vem mais eu
não fique em casa chorando

No rodopio do dia
A agulha não sai do disco
Traz na sacola de disco
Não esquece o cd de dia

Hoje ao fim da tardezinha
Em meio a mudernagem
Vai rolar corpo selvagem
Domesticado na unha
Troco um trocado na cúia
Ele terá alcançado

Eu vou ligar na tomada
34 alto-falantes
Ah de se ouvir distante
A radiola encantada

Hoje ao entrar madrugada
Pode anotar no caderno
No giro do eixo interno

É minha a voz de conquista
Se abro, chegue pra pista
Que isso é um baile muderno

http://letras.terra.com.br/chico-correa-eletronic-band/1405067/